Escolha uma seção
 
 


Confira outras ofertas
Clique aqui.


Arrasando
Conheça os relatos dos mergulhadores formados pela PDIC
Perfil
Conheça mais de perto os profissionais PDIC.
Novos profissionais PDIC
Saiba quem são os novos profissionais!

Você que ama o mar e anseia por desafios constantes. Que gosta de estar sempre aprendendo. Você que possui essas características é a pessoa certa para se tornar um profissional no mergulho recreativo.

Descubra como se tornar um profissional PDIC

Participe do fórum PDIC


Perfil - Conheça o profissional PDIC

Luiz Antonio Moura (Lula)

Sou Pernambucano de Recife, nascido em 1964, estudei engenharia civil mas atuei mais como analista de sistemas, hoje sou empresário do setor de suporte a pós-venda autorizado a grandes fabricantes de produtos de linha branca do país. A paixão pelo mergulho começou em 1989, quando fiz meu curso de mergulho autônomo pela  CMAS. Durante os dois primeiros anos de minha formação como mergulhador, passei a contar a vida em escalas de dias faltantes para os finais de semana, para aproveitá-los quase sempre debaixo d´ água.

Mas eu queria mais, queria compartilhar com todos aquele fascínio embriagante, mas não conseguia, não tinha palavras, não conseguia reproduzir a essência. Fui buscar na fotografia submarina a chave para a solução desta frustração. Através dela consegui trazer a tona toda beleza e harmonia daquele mundo maravilhoso, onde as formas e as cores se desdobravam em puro fascínio, e que só com muito respeito, calma e extrema sinergia era possível se retratar.

A paixão aumentou, encontrei na fotografia submarina a forma de agradecer a Deus por tudo que ele havia me permitido ver desde cedo através do mergulho, mostrando aos outros e principalmente para as crianças tudo de belo que havia lá embaixo, toda beleza de sua criação.

Mas o destino me reservava mais, fatos aconteceram que me levaram a não ser apenas um mergulhador aficionado pelo mar como tantos, sem que nada fosse programado, me transformei em um instrutor de mergulho pela CMAS, percebi logo após a formação da minha primeira turma que aquilo era minha missão, lá no fundo era aquilo que eu havia pedido, tinha em minhas mãos naquele momento, o poder de ensinar as pessoas a serem mergulhadoras, a serem especiais, a poderem ver "por dentro" toda beleza da natureza, toda beleza de um novo mundo, um mundo irmão, tão próximo de nós que passa despercebido pela maioria dos que nunca o viram, e até para aqueles que lá estiveram e não conseguiram, sentir na alma, o seu poder.

Ganhei uma missão, a missão de plantar a semente da paixão pelo mar nos corações das pessoas, e me entreguei a ela, tive sucessos e derrotas, mas continuei firme, ganhei em troca, amigos, carinho e muita satisfação.

Hoje seguindo essa missão em busca de oferecer sempre o melhor aos futuros mergulhadores que tenho a hora de contribuir para a sua formação, sou agora um instrutor PDIC.

1- A PDIC é uma das certificadoras mais exigentes do mercado. Por que você a escolheu?

Passei um bom tempo procurando uma parceria que pudesse trazer a meus alunos candidatos a mergulhadores, uma proposta de formação que tivesse seriedade comprovada e uma boa afinidade como o meu pensamento do que é mergulhar, que para mim, não é apenas uma atividade esportiva ou profissional, mas algo que complementa a minha a vida e mais faz ser melhor  com outros e até comigo mesmo.

Encontrei na PDIC muito mais do que isso. Percebi de imediato logo no seu curso de formação de instrutores, toda sua preocupação com a valorização do lado humano, exigindo do profissional instrutor toda uma postura focada não apenas ao lado comercial, mas principalmente no lado emocional. E isso me deu a certeza que estou do lado de profissionais da área que possuêm experiência, conhecimento apurado, maturidade e que realmente tem o mergulho como um estilo de vida e que não foram buscar apenas uma carteirinha de instrutor de mergulho.

 2- Em termos de didática, qual é o grande diferencial da PDIC no mercado?

Sem  a menor dúvida a filosofia ARRASO é um diferencial impressionante não apenas para  mercado.O seu papel como direcionador e disciplinador da evolução do mergulhador, torna esse aluno uma pessoa responsável, consiente de seus limites e porque não dizer, uma pessoal melhor para  a sociedade como um todo. Isso sem dúvida, não se consegue fácil em outras propostas de ensino.

3- Que benefícios os novos padrões gerais de cursos irão trazer para os mergulhadores e os profissionais PDIC?

Com toda certeza só irá contribuir em muito para a formação e evolução de mergulhadores "autônomos" no conceito amplo da palavra.

Mergulhadores seguros e capazes de realizarem seus próprios mergulhos com responsabilidade e respeito ao meio ambiente. E para os profissionais uma melhor consciência da responsabilidade de formação e evolução destes novos mergulhadores, além da possibilidade que terão em ministrar cursos dinâmicos e objetivos para a formação de não apenas mergulhadores, mas sim bons indivíduos que irão mergulhar.

4- Qual seria a forma ideal de trabalhar de uma certificadora hoje atuando no Brasil?

De cara uma que tenha um direcionamento voltado para a nossa realidade, que já é algo difícil frente as dimensões do Brasil e suas diferentes particularidades de cada região quanto a tipo de operação e condições de treinamento. Material didático atento as nossas particularidades, acessibilidade simplificada para seus credenciados e principalmente profissionalismo, ética e comprometimento com a atividade no tocante a formação de seus profissionais. O Brasil precisa de moralização em todos os setores, e isso não precisa ser importado do exterior, pode e deve ser criado por nós mesmo.

Luiz Antonio Moura (Lula)
Instrutor Especialista # 97830


Participe mandando o nome do profissional que você quer conhecer mais um pouco, clique aqui.

Voltar

 

PDIC © 2001 - 2005